domingo, 20 de maio de 2018

Polêmica - Livro didático : Por uma vida melhor



   O livro, "Por uma vida melhor", busca desmistificar a noção de erro, substituindo-a pela de adequação ou inadequação. Isso porque, a Linguística, bem como qualquer outra ciência humana, não pode admitir a superioridade de uma expressão cultural sobre outra. Ao dizer que a população com baixo grau de escolaridade fala "errado", o que está-se dizendo é que a expressão cultural da maior parte da população brasileira é errada, ou inferior à das classes dominantes. Isso não pode ser concebido, nem publicado deliberadamente como foi nos meios de comunicação. É esse ensinamento básico que o material propõe, didaticamente, aos alunos que participam da Educação de Jovens e Adultos.
   A publicação causou polêmica ao incluir frases com erro de concordância em uma lição que apresentava a diferença da norma culta e a falada. 
  Penso que se alguém fala errado não depende somente da baixa escolaridade, mas sim das mais variadas regiões do país que geralmente não são igual a nossa região um exemplo quando alguém vem de outro lugar e fala diferente em muitos casos ocorre o Preconceito Linguístico por achar engraçado ou algo do tipo, isso ocorre porque não somos acostumados com algumas palavras e o modo com que falam, mas isso não quer dizer que eu não vá entender o que ele falou, que não vamos conseguir se comunicar.
  O livro didático foi distribuído para os alunos das escolas é então papel da escola ensinar a norma culta existe uma relação entre o professor e o aluno, quando o professor ou os outros alunos criticam alguém ou o deixam de lado isto acaba com a relação e ocorre também o Preconceito Linguístico.


 Alguns trechos do texto qual causou tanta polêmica:

“É importante saber o seguinte: as duas variantes [norma culta e popular] são eficientes como meios de comunicação. A classe dominante utiliza a norma culta principalmente por ter maior acesso à escolaridade e por seu uso ser um sinal de prestígio. Nesse sentido, é comum que se atribua um preconceito social em relação à variante popular, usada pela maioria dos brasileiros”

“'Os Livro ilustrado mais interessante estão emprestado'. Você pode estar se perguntando: ‘Mas eu posso falar ‘os livro?’.’ Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de Preconceito Linguístico. Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas. O falante, portanto, tem de ser capaz de usar a variante adequada da língua para cada ocasião”

“A norma culta existe tanto na linguagem escrita como na linguagem oral, ou seja, quando escrevemos um bilhete a um amigo, podemos ser informais, porém, quando escrevemos um requerimento, por exemplo, devemos ser formais, utilizando a norma culta. Algo semelhante ocorre quando falamos: conversar com uma autoridade exige uma fala formal, enquanto é natural conversarmos com as pessoas de nossa família de maneira espontânea, informal.”


UNIVESP TV entrevista o prof. Ataliba Castilho sobre a polêmica do livro didático

   Ataliba T. de Castilho, licenciado em Letras Clássicas e doutor em Linguística, foi professor em três universidades públicas de São Paulo: a Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de São Paulo. O mesmo tem um livro chamado "Gramática do Português Brasileiro", o qual ele procura escrever sobre as palavras que não são da norma culta, mas sim do cotidiano.
   Em uma entrevista sobre a polêmica do Livro "Sobre uma Vida Melhor" ele visa que a mesma polêmica trás para as ruas uma visão de que como vai ser ensinado o Português nas escolas.
   A obrigação da escola seria ensinar a norma culta para que todos pudessem saber falar e escrever corretamente, e então ter uma relação entre professor e aluno e quando ocorre o preconceito linguístico quebra essa relação ou seja se o professor discrimina o aluno por ele falar errado e então deixando ele de lado.
  Ninguém consegue falar se não haver uma gramática, independente se for a norma culta ou o nosso próprio cotidiano então se precisa de algum tipo de gramática, Existe uma variedade popular da língua, uma coisa e você conjugar o verbo na norma culta e outra é no dialeto popular. Não é questão de julgar alguém por não falar da mesma forma que a sua, não está sendo inventada nenhuma palavra e nem um modo e falar que está errado se Você intende o que o outro fala não é errado e sim você está usando de uma variedade ou outra.
   É melhor preservar as regras da norma culta A norma do Estado e é obrigação da escola ensinar essa norma, é aceita na gramática e é, assim que a pessoa promove socialmente quando fala mais correto ela tem mais chances de crescer socialmente.
   
Segue abaixo link e vídeo sobre a entrevista.
               https://www.youtube.com/watch?v=mTLsjLvv80w




sábado, 19 de maio de 2018

ESTRUTURALISMO:

° A língua é um sistema: explicação de por que Saussure considera que a língua é um sistema, partindo da ideia de que o Estruturalismo se filia à segunda concepção de linguagem:

   -Para Saussure a Língua é um sistema, ou seja um conjunto de unidades que que obedecem a certos princípios de relacionamento, constituindo um todo coerente.

  -A  Lingua é um sistema de signos vocais, visuais, utilizado como meio de comunicação entre os membros de um grupo social ou de uma comunidade linguística.O sistema resulta da aproximação e da organização de determinadas unidades, pois possuem carcteristicas semelhantes e obedecem a certos principios de funcionamento, falar, etc.
  -Para o Estruturalismo, compreende que a língua, uma vez formada por elementos coesos, inter-relacionados, que funcionam a partir de um conjunto de regras, constitui uma organização, um sistema, uma estrutura. Essa organização dos elementos estrutura seguindo leis internas, estabelecidos dentro do próprio sistema.

° Língua e Fala:

 -A Língua é um sistema de supra-individual utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade, é a condição de fala, quando falamos, estamos submetidos ao sistema estabelecido de regras que corresponde á língua, é composta por signos que se combinam segundo regras, conjunto de código que estuda imanente a língua, vista que ela mesma é abstrata. 

 -A língua é necessária para que a fala seja compreensível e para que o falante,
consequentemente possa vir a atingir os seus própositos comunicativos.
  -A Fala constitui o uso individual do sistema que caracteriza a língua,é um ato individual de vontade e de inteligência, a combinação entre as unidades que compõe o sistema da língua, exprimi seu sentimento.
  -Para o estruturalismo o primeiro objeto de estudo é a língua, a língua tem um papel social e a fala está ligada a mente, individual, as duas se completam e estão interligadas.


° Sincronia e Diacronia:

  - O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado tempo o Hoje sem considerar todas as mutações do tempo que se passou.

  -O estudo diacrônico é através do tempo, procura entender a história da língua e todos os seus processos de evolução que ele teve. 
  - A língua sempre muda chama-se de Diacronia-Histórica, "Antes",e o estudo da língua do hoje chama-se Sincronia. Não tinha o olhar de hoje , somente o que já passou, histórias.

°Sintagma e paradigma:

  - Tratado cujo tema está metodicamente organizado em classes, capítulos,números, formada por uma ou mais palavras em que existe um elemento determinadoe outro determinante; Desempenha uma função diferente na frase.Sendo a língua um sistema, cabe-nos compreender a forma como as unidades constitutivas desse sistema encontram-se relacionadas umhas ás outras.
  -Algo que serve de exemplo ou modelo, padrão, termos comutáveis entre si, em uma mesmo posição, numa estrutura; 
  -As duas relações ocorrem em todos os níveis da língua:o dos sons,morfemas e palavras.Tanto as relações paragmáticas quanto as sintagmáticas,estão presentes em todos os níveis da língua(sons,morfemas,palavras).
  -Relações Sintagmáticas: Caráter linear, articulação entre os sintgmas, As unidades se combinam para formar as sílabas:EX: (Pra-a-ta-ri-a.)
  -Relações Paradigmas: São relacionadas as caracteristicas de associação entre um termo que está em um campo dentro sintático e outro que está fora do mesmo campo. EX:(Livro,Livraria,Livreiro, Livrista.)


° Significado e Significante: 
 
-Saussure afirma que a língua é um sistema de signos e que o signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado.
 - Imagem acústico- não o som da palavra ou a sequência dos grafemas- que -e associado a um significado para formar o signo linguístico.
 - Palavra ou frase equivalente a outra, sinônimo, importância ou valor de algoa.
 -Significante: É o elemento percepetivo ou seja o material do signo.
 -Significado: É o conceito, o abstrato do signo aquilo que não pode se ver, contudo se alguém desenhar um cachorro ou falar,ou seja esse som e essa imagem são significantes de um só significado o conceito de cachorro (Cachorro sabe-se então que é um animal isso é um significado e pode ser explicitado em um objeto real dando a ele uma referência.)

Bom Dia Brasil - Alexandre Garcia comenta sobre livro aprovado pelo MEC.


Alexandre Eggers Garcia é um jornalista, apresentador e colunista político brasileiro. O mesmo foi porta-voz do último presidente do período do regime militar do Brasil, general João Batista Figueiredo.

Garcia comenta em uma pequena entrevista ao Jornal Bom Dia Brasil,sobre o livro "Por uma Vida Melhor" o mesmo é um livro didático qual foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação).Visa que a norma culta da Lingua Portuguesa vai sempre continuar a ser exigida nas escolas, conta que quando estava estudando se falassem errado ou de um modo diferente do que a professora exigia eram corrigidos, ela visava que estava preparando os mesmos para vencer na vida Pois encontrariam muitas dificuldades no modo relativo a linguagem dita.

A educação nos liberta e a raiz de tudo está na capacidade da linguagem escrita que transmite e difunde, o conhecimento e o pensamento que se difereciam o homem do animal, torna a vida melhor levando-nos a ignorância que é condenação a uma vida dificil. que quem está nivelado por baixo sempre estará por baixo de tudo.

Ele comenta que na Moda do Politicamente Correto as frases "Erradas" são consideradas corretas pra que quando alguém as falem não sofram preconceito linguísticos diz ainda: Que no Brasil ainda os analfabetos são sempre passados de anos para que não sejam constrangidos ou sofram preconceito por não falarem corretamente ou escrevam pela norma culta da Lingua Portuguesa.

Então conclui-se que agora precisamos falar corretamente como se fossemos um dicionário para que não possamos falar como somos costumados a falar, teremos que escrever sempre conforme regras e tudo mais para que sejamos um ótimo estudante.Sabe-se que existem diversas regiões no pais e que nem sempre uma ira falar como a outra, cada lugar tem um modo distinto e único de se falar, claro que sempre tem preconceito e piadinhas porque a outra pessoa fala diferente de você e isso e certo? Claro que alguns lugares devemos escrever e falar mais culto como por exemplo em uma audiência você não vai chegar falando gírias, no entanto deve ser falar mais normal, mas em alguns outros lugares, como em nossa casa temos uma maneira de se comunicar que talvez falando do mesmo jeito em outro também sofreríamos preconceito e distinção dos demais.


° Segue abaixo link e vídeo da entrevista de Alexandre Garcia:


https://www.youtube.com/watch?v=-CpFHYsbjoc







GERATIVISMO

Começamos apresentando sobre o Gerativismo:     O gerativismo se inciou por volta de 1957, o principal Linguísta  foi Noam Chomsky, in...