° A língua é um sistema: explicação de por que Saussure considera que a língua é um sistema,
partindo da ideia de que o Estruturalismo se filia à segunda concepção de linguagem:
-Para Saussure a Língua é um sistema, ou seja um conjunto de unidades que que obedecem a certos princípios de relacionamento, constituindo um todo coerente.
-A Lingua é um sistema de signos vocais, visuais, utilizado como meio de comunicação entre os membros de um grupo social ou de uma comunidade linguística.O sistema resulta da aproximação e da organização de determinadas unidades, pois possuem carcteristicas semelhantes e obedecem a certos principios de funcionamento, falar, etc.
-Para o Estruturalismo, compreende que a língua, uma vez formada por elementos coesos, inter-relacionados, que funcionam a partir de um conjunto de regras, constitui uma organização, um sistema, uma estrutura. Essa organização dos elementos estrutura seguindo leis internas, estabelecidos dentro do próprio sistema.
° Língua e Fala:
-A Língua é um sistema de supra-individual utilizado como meio de comunicação entre os membros de uma comunidade, é a condição de fala, quando falamos, estamos submetidos ao sistema estabelecido de regras que corresponde á língua, é composta por signos que se combinam segundo regras, conjunto de código que estuda imanente a língua, vista que ela mesma é abstrata.
-A língua é necessária para que a fala seja compreensível e para que o falante,
consequentemente possa vir a atingir os seus própositos comunicativos.
-A Fala constitui o uso individual do sistema que caracteriza a língua,é um ato individual de vontade e de inteligência, a combinação entre as unidades que compõe o sistema da língua, exprimi seu sentimento.
-Para o estruturalismo o primeiro objeto de estudo é a língua, a língua tem um papel social e a fala está ligada a mente, individual, as duas se completam e estão interligadas.
° Sincronia e Diacronia:
- O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado tempo o Hoje sem considerar todas as mutações do tempo que se passou.
-O estudo diacrônico é através do tempo, procura entender a história da língua e todos os seus processos de evolução que ele teve.
- A língua sempre muda chama-se de Diacronia-Histórica, "Antes",e o estudo da língua do hoje chama-se Sincronia. Não tinha o olhar de hoje , somente o que já passou, histórias.
°Sintagma e paradigma:
- Tratado cujo tema está metodicamente organizado em classes, capítulos,números, formada por uma ou mais palavras em que existe um elemento determinadoe outro determinante; Desempenha uma função diferente na frase.Sendo a língua um sistema, cabe-nos compreender a forma como as unidades constitutivas desse sistema encontram-se relacionadas umhas ás outras.
-Algo que serve de exemplo ou modelo, padrão, termos comutáveis entre si, em uma mesmo posição, numa estrutura;
-As duas relações ocorrem em todos os níveis da língua:o dos sons,morfemas e palavras.Tanto as relações paragmáticas quanto as sintagmáticas,estão presentes em todos os níveis da língua(sons,morfemas,palavras).
-Relações Sintagmáticas: Caráter linear, articulação entre os sintgmas, As unidades se combinam para formar as sílabas:EX: (Pra-a-ta-ri-a.)
-Relações Paradigmas: São relacionadas as caracteristicas de associação entre um termo que está em um campo dentro sintático e outro que está fora do mesmo campo. EX:(Livro,Livraria,Livreiro, Livrista.)
° Significado e Significante:
-Saussure afirma que a língua é um sistema de signos e que o signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado.
- Imagem acústico- não o som da palavra ou a sequência dos grafemas- que -e associado a um significado para formar o signo linguístico.
- Palavra ou frase equivalente a outra, sinônimo, importância ou valor de algoa.
-Significante: É o elemento percepetivo ou seja o material do signo.
-Significado: É o conceito, o abstrato do signo aquilo que não pode se ver, contudo se alguém desenhar um cachorro ou falar,ou seja esse som e essa imagem são significantes de um só significado o conceito de cachorro (Cachorro sabe-se então que é um animal isso é um significado e pode ser explicitado em um objeto real dando a ele uma referência.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
GERATIVISMO
Começamos apresentando sobre o Gerativismo: O gerativismo se inciou por volta de 1957, o principal Linguísta foi Noam Chomsky, in...
-
° A língua é um sistema: explicação de por que Saussure considera que a língua é um sistema, partindo da ideia de que o Estruturalismo se fi...
-
Começamos apresentando sobre o Gerativismo: O gerativismo se inciou por volta de 1957, o principal Linguísta foi Noam Chomsky, in...
-
O livro, "Por uma vida melhor", busca desmistificar a noção de erro, substituindo-a pela de adequação ou inadequação. Is...
Nenhum comentário:
Postar um comentário